Quem tem medo do vestibular???

by - 13:01



Na próxima semana, nos dias 22 e 23 de Outubro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em breve começa a maratona de vestibulares para muitos brasileiros. Sei que essa é uma época de muita tensão para os que irão enfrentar esses processos seletivos, por isso vim aqui compartilhar um pouco da minha humilde experiência com os temíveis vestibulares.

Para começar eu também não fazia idéia de qual curso escolher. Como estudei inglês dos 8 aos 18 anos, e com apoio da família, pensei em cursar Letras, mas na verdade eu não queria muito, sabia que ainda não era isso que eu queria. Sempre estudei em escola pública, então, por mais esforços que alguns professores façam, as condições de ensino são bem limitadas, por isso é bem difícil algum aluno estar bem preparado para concorrer a uma vaga no vestibular. Ao final do Ensino Médio, resolvi prestar um vestibular de uma faculdade particular (porque a inscrição era gratuita), para o curso de Turismo, em São José dos Campos, somente para começar a entender como funciona. Por morar em Ubatuba, eu sabia, desde o começo, que decidir cursar uma faculdade implicaria em estudar em outra cidade, sem escapatória, porque lá não existem instituições de ensino superior. Eu passei nesse primeiro vestibular, mas não tomei a decisão de fazer o curso e também a mensalidade era muito cara. Bom, assim que fiquei sabendo do vestibular da Fuvest, me inscrevi para o curso de Letras, na USP (consegui isenção de taxa de inscrição, mas a  inscrição era presencial ainda; tive que viajar para SJC).

Acho uma coisa muito importante: se você estiver realmente interessado e determinado, você deve correr atrás do máximo de informações possíveis e aproveitar todas as oportunidades. Fiz a prova da Fuvest, e pouco mais de um mês depois, recebi a notícia de que passei para a 2ª fase do Vestibular! Demorei a acreditar que a menina da escola pública tinha conseguido passar para a 2ª fase do vestibular mais concorrido do país. Fiz as provas da 2ª etapa, ainda no sistema antigo, e confesso que algumas questões abordavam temas dos quais eu sabia pouquíssima coisa. Não passei no vestibular, mas fiquei feliz com meu resultado e meu esforço. Nesse mesmo tempo consegui uma bolsa do Prouni, no curso de Turismo, em uma faculdade numa cidade perto de Ubatuba, mas acabei não conseguindo fazer a matrícula por muita burocracia!
Isso tudo que aconteceu foi muito bom para tomar a decisão, junto a minha família, de me matricular em um cursinho pré-vestibular em 2009. Eu fiz um cursinho particular, graças a muito esforço da minha família. Não me arrependo de ter passado esse ano no cursinho, foi um dos melhores momentos da minha vida. Aprendi demais, coisas que nunca tinha visto no ensino médio, tive excelentes professores, um bom material e suporte da escola e consegui pensar muito melhor a respeito de qual área mais me interessava. Se você puder, recomendo que faça cursinho sim, mas que saiba que tem que se dedicar muito. Eu fiz cursinho no COC (um dos únicos da cidade) e achei o curso muito bom, um material e sistema de ensino, que usa tecnologia muito bons. Existem também os cursinhos comunitários, onde você não paga e também tem um bom ensino. Vale à pena procurar por eles também! Na internet você também encontra muito material para estudo.
 Então, no cursinho me decidi pela área de Administração, a qual gosto muito. Não me lembro muito bem, mas me inscrevi em dois vestibulares naquele ano, USP e Ufscar (Campus de Sorocaba), além do ENEM, que nesse ano valia metade da prova da Ufscar. Dessa vez não fui muito bem na prova da Fuvest, apesar de estar melhor preparada, o curso era bem mais concorrido. No vestibular da Ufscar fui bem melhor, fiquei na lista de espera, mas também era super concorrido e não consegui minha vaga. Claro que depois disso fiquei desesperada. O que fazer? Surgiu-me a oportunidade de vir para Sorocaba, eu vim, sem pensar muito, e algumas coisas não deram certo, contudo, não desisti. Fiquei um semestre aqui, estudando sozinha com meu material do cursinho e no meio do ano resolvi prestar o vestibular na FATEC Sorocaba, no curso de Logística. Passei em 3º lugar e hoje já estou no meu 3º semestre! Não desisti e consegui o que tanto queria, entrar numa faculdade!
Com toda essa minha historinha, com altos e baixos, minha intenção é dizer que o caminho até o ensino superior pode ser muito difícil, mas vai depender muito de você. Você pode enxergar que é difícil e seguir em frente lutando, ou pode desistir no primeiro tropeço, a escolha é sua. Acho que hoje, com o novo ENEM, esse caminho está ainda mais fácil, por isso não perca oportunidades. E a quem for passar por essa maratona de provas, aquele velho conselho: tente ficar o mais calmo possível. Por exemplo, falta apenas uma semana para o ENEM, por isso não tente aprender nada novo, que você não vai conseguir, no máximo tente revisar poucas coisas. Ao invés disso, você pode fazer simulados, refazer provas dos anos anteriores, marcando o tempo certo da prova. Leia um livro. Se você gosta de escrever, escreva sobre questões da atualidade, para treinar para a redação, mas não se estresse. Desejo uma boa prova e boa sorte a todos! E se não conseguirem dessa vez, lembrem-se: todo ano tem vestibular, ou seja, não é o fim!
Para terminar queria deixar em homenagem ao Dia dos professores, um grande agradecimento a todos aqueles que passaram pela minha vida e aos que fazem parte dela agora. Obrigada por tudo o que me ensinaram. Sem vocês essa minha história não seria possível! Parabéns!!!


You May Also Like

2 comentários

  1. Oi Mila! Tudo bem com vc? Espero que sim.
    Eu estava procurando fotos do filme Maria Antonieta para meu novo blog e encontrei o seu blog falando sobre o filme. E que blog fofo! Amei...foi uma grata surpresa encontrá-lo.
    Menina...e vc é de Sorocaba. Uma das minhas grandes amigas é dai e eu vou bastante. Nossa...que legal ver vc falando da Real no seu aniversário. Se eu for a Sorocaba e não for a Real, não fui a Sorocaba...é minha padaria do coração ai.

    Um grande beijo (feliz aniversário atrasado) e me visita pra gente conversar mais! =))
    Ci

    facebook: cintya.nogueira
    email:cintya.nogueira@gmail.com
    twitter: @cintyanogueira ou @olharnamoda
    blog: www.olharnamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ci, tudo bem sim e vc?
    Fico muito feliz em saber que você gostou do blog, volte sempre!
    Eu não sou de Sorocaba, mas moro aqui há um tempinho, e sou apaixonada pela Padaria Real!
    Obrigada pelos parabéns!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço! Aproveite para comentar, falando o que gostou, o que não gostou ou simplesmente deixe um recadinho, ficarei muito feliz!
Beijos!

Instagram