Bolinhos (empadinhas?) de uma sexta à noite

by - 18:40


Ontem à noite, sexta-feira, véspera de um feriado sem graça no sábado (hoje), estava em casa sem nada pra fazer e resolvi procurar receitas fáceis na internet, já que na segunda-feira eu começo meu estágio e namorado e eu iremos planejar cardápios de jantar semanais. De repente me deu vontade de fazer bolo de maçã, já que se não usasse as maçãs, as coitadinhas iriam apodrecer.
Fiquei super empolgada pra fazer o tal bolo, que quando eu tinha meus 17, 18 anos virou uma mania, sempre que fazia bolo, eram na verdade dois ao mesmo tempo, de maçã e de cenoura. Mas antes de pegar a fôrma do bolo, me desanimei, porque a única fôrma que tenho é retangular e pequena, aí fiquei com medo que se desse errado, eu iria ficar com um bolo super fininho e sem graça. Imediatamente me veio uma ideia, que é o que justifica o título desse post, que você, querido leitor desse blog, deve estar se perguntando o por que de empadinhas, hehe. Senta que lá vem história.

Não lembro se já contei aqui, mas minha avó faz as empadinhas e tortas salgadas mais gostosas que já comi. Toda vez, toda vez mesmo, que vou para Ubatuba, não posso voltar pra Sorocaba sem as empadinhas congeladas. Nas últimas vezes que fui pra Ubatuba, minha vó insistiu tanto e fez questão de que eu aprendesse a fazer a massa e eu finalmente aprendi, ou seja, quando não dá tempo de fazer as empadinhas em Ubatuba, eu tenho que trazer, no mínimo, a massa congelada pra eu poder fazê-las aqui.  Várias vezes aconteceu de não dar tempo de tirar as empadas das forminhas, e eu super atrasada para pegar o ônibus de volta pro interior, além de trazer empadinhas deliciosas, trouxe comigo as forminhas, que na verdade, já eram uma estratégia de minha vó me “forçar” a aprender a arte das empadinhas, hehe.
E eu fiquei com um estoque de forminhas parado aqui em casa, além das novas forminhas que minha vó resolveu me dar, na minha última ida a Ubatuba. Eu já fiz empadinhas duas vezes aqui em casa (se alguém quiser a receita, eu posto aqui), uma vez com a massa da minha vó e outra vez com a massa que eu fiz, mas não é sempre que dá pra fazer, por isso acho um desperdício ficar com essas forminhas bacanas paradas no armário da cozinha. E é aqui que entra minha super ideia de ontem: usei as forminhas pra fazer bolinhos. Não chegam a ser muffins nem cupcakes, achei mais adequado chamar de bolinho-empadinha.
Foi divertida minha brincadeira na cozinha. Resolvi até bater as claras em “neve”, no máximo que deu, com o garfo mesmo, já que minha cozinha é dotada de poucos equipamentos. O bolo era de maçã, talvez algum super chef não concordasse com minha combinação de sabores, mas aproveitei o restinho de uma barra de chocolate e fiz uma cobertura deliciosa para meus bolinhos. A massa rendeu 31 bolinhos (com algumas forminhas em tamanhos diferentes). 

Ainda sem chocolate

Algumas das minhas forminhas (usei a do meio e a da direita, só depois pensei que poderia ter usado também a de queijadinha, da esquerda).


Eu estava com medo do resultado, mas deu super certo e ficaram muito bons.

Quer a receita? Anota aí, é muito fácil:

- 2 maçãs grandes, com ou sem casca (dessa vez eu fiz sem casca)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 ou 3 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 ou 2 colheres (sopa) de canela em pó ( quanto você quiser, na verdade)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de leite (ou quanto for necessário)

Modo de preparo:

Para mim, é um pouco difícil explicar as receitas, porque eu sempre vou ajustando o preparo de acordo com os ingredientes que tenho e conforme a necessidade que observo de um pouco mais ou um pouco menos de alguns ingredientes.
Como eu já disse, bati as claras em neve e juntei-as com o açúcar no liquidificador. Bati até formar um creme homogêneo, em seguida acrescentei, aos poucos, as maçãs picadinhas. Depois acrescentei o óleo e as gemas.
Em uma tigela peneirei a farinha de trigo e fui misturando aos poucos o creme batido no liquidificador. Ficou uma massa tão bonita, que nem havia a necessidade do leite, mas acrescentei ½ xícara de leite, a canela e o fermento.
Pra finalizar despejei a massa nas forminhas untadas e levei ao forno médio por cerca de 30 minutos.

Eu amei meus “bolinhos-empadinhas”. Não cresceram muito, mas ficaram muito gostosos e me inspiraram a fazer isso mais vezes enquanto não faço meus sonhados cupcakes. O melhor de tudo foi que achei mais uma utilidade para minhas forminhas, vovó vai ficar feliz, hehe!
Espero que tenham gostado!

Bom fim de semana com feriado e até mais!


You May Also Like

3 comentários

  1. Adorei! ^.^
    e fiquei com fome tbm hehe

    http://cherriesandblueberries.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila!
    Amei seu blog e vi que vc é de Sorocaba! Ameii
    tenho um blog também mas não conheço nenhuma blogueira de Sorocaba, fiquei feliz de te encontrar.

    E seu bolinho me deixou com água na boca hehehe

    quando der passa no meu!
    www.blogdosesmaltes.com.br

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. @Priscila Carriel Ah, que bom que gostou do blog, volte sempre!
    Legal também poder conhecer seu blog e mais uma blogueira de Sorocaba. Podemos combinar um encontrinho de blogueiras, né!?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Aqui é o seu espaço! Aproveite para comentar, falando o que gostou, o que não gostou ou simplesmente deixe um recadinho, ficarei muito feliz!
Beijos!

Instagram